Ao Combate o Trabalho Infantil:
12 de junho: Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil
Segundo o IBGE, o trabalho infantil atinge mais de 4,3 milhões de brasileiros de 5 a 17 anos. Destes, 132 mil crianças entre 9 e 15 anos são responsáveis por sustentar a família. É para mudar essa realidade e oferecer educação e desenvolvimento de qualidade a essas crianças e adolescentes que a OIT instituiu, há quase dez anos, o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho.
Campanhas, caminhadas, corridas, palestras, seminários, mobilizações online, panfletagens e apresentações artísticas e culturais ocorrem em todo o mundo para marcar o dia e mobilizar a sociedade civil. Esse especial do Portal Pró-Menino traz informações sobre todas essas atividades, incentivando a participação e o engajamento de todos os seus leitores na luta contra o trabalho infantil.
A Fundação Telefônica concentrou suas ações em torno de uma campanha internacional, chamada de Semana Internacional contra o Trabalho Infantil. Além de divulgar as inúmeras ações locais nos países onde atua, a Fundação ainda está promovendo uma mobilização online, incentivando o uso da hashtag #trabajoinfantilNO e de outras ações nas redes sociais. Saiba mais sobre essa campanha em https://www.fundacion.telefonica.com/es/pronino/
acciones/semana_mundial_2011/
Confira também informações sobre as campanhas nacional e paulista, além de agenda com eventos por todo o país. E participe!
www.youtube.com/watch?v=UiydxjsdOCA&feature=player_embedded
Campanha Nacional busca combater piores formas de trabalho infantil
Coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os fóruns estaduais, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e mais de 70 entidades, a Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil será antecipada e lançada na próxima quinta-feira, 9 de junho, em comemoração ao 12 de junho, Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil .
O evento de lançamento contará com uma Audiência Pública no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), teatro de fantoches, participação de crianças que, simbolicamente levantarão o cartão vermelho ao trabalho infantil e uma caminhada ao plenário da Câmara dos Deputados. “A data tem um papel importante na erradicação do trabalho infantil. É com a campanha e a mobilização do Fórum Nacional e dos Fóruns Estaduais que conseguiremos projeção na mídia para divulgar o problema e acabar com as concepções errôneas da população”, acredita Isa Oliveira, secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Com o slogan “Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos”, a campanha tem como foco quatro das piores formas de trabalho infantil: o trabalho doméstico; o trabalho nas ruas; o trabalho no lixo e com o lixo; e o trabalho na agricultura, especialmente com agrotóxicos. Segundo Isa, “essa mobilização é essencial para manter o assunto em pauta na sociedade e mostrar à população que o trabalho não é benéfico nem às crianças nem aos adolescentes, exceto no caráter de aprendizado dos jovens com 14 anos ou mais. Eles devem ter direito a uma infância plena, com educação de qualidade, o que não ocorre caso tenham que trabalhar”.
MPT lança gibi sobre Trabalho Infantil
O gibi Brincar, estudar, viver...trabalhar só quando crescer é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho através do projeto “MPT na Escola”, que vai possibilitar a alunos de escolas públicas de todo país o acesso a informações sobre trabalho infantil, como forma de prevenção e erradicação desse tipo de exploração. O enredo trata da aventura de Rafael, Clara, Ana, Dudu e o professor Júlio com os conteúdos do ECA https://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/40f1a74a-73d2-428a-81b7-675afffe0dce/Default.aspx#_titulo10 e da Constituição Federal Brasileira.
O projeto é da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Segundo a coordenadora nacional e procuradora do trabalho no Paraná, Mariane Josviak, o MPT na Escola consiste na produção, distribuição e utilização de material de apoio pedagógico sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente nas escolas de ensino fundamental.
Para baixar o gibi acesse aqui


